domingo, 28 de novembro de 2010

Rodrigo y Gabriela


Misturar flamenco, música latina e heavy metal é a combinação perfeita para o dueto Rodrigo y Gabriela. Este é o primeiro post em que apresento uma banda que faz música instrumental, e não é para menos, os dois músicos fazem uma música inovadora, com elevado nível técnico e que vicia. Rodrigo e Gabriela integravam uma banda de trash metal no México quando perceberam que o cenário músical mexicano não estava favorecendo-os, os dois então resolveram mudar-se para a Irlanda e tentar a sorte. Começaram a tocar em bares e pubs, abandonando as guitarras e utilizando violões de nylon. Com esse processo de amadurecimento, a banda começou a repensar sua música e o resultado foi algo sensacional. Rodrigo fazendo o violão solo e Gabriela executando a percursão de maneira impressionante com o violão.
As faixas que recomendo são "Ixtapa", "Tamacun", "Diablo Rojo", "Juan Loco" e os covers "One" e "Stairway to Heaven".

Seguem os links:

Rodrigo y Gabriela - Tamacun
Rodrigo y Gabriela - Stairway to Heaven
Rodrigo y Gabriela - Diablo Rojo
Rodrigo y Gabriela - Juan Loco

sábado, 27 de novembro de 2010

Royal Crown Revue



A banda formou-se em 1989 na California e já tem 9 álbuns lançados. Seus oito membros fazem uma mistura de jazz, rockabillity e swing. O resultado é uma música rápida, cativante e de muita habilidade musical. A primeira vista, quando ouvir alguma música deles, algo soará familiar, e não é para menos, a banda fez a trilha de muitos programas de televisão e filmes, sendo o mais famoso o filme "O máscara". O RCR foi um dos responsáveis pela chamada "volta do swing" em sua época. Deixo claro que não é o swing do multishow que me refiro. É uma banda de muitos recursos e que com certeza vai ser muito apreciado pelos leitores do blog.
Recomendo as músicas "Barflies at the beach", "Hey Pachuco!", "The rise and fall of the great" e "Zip Gun Bop".
Confira:

Royal Crown Revue - Zip Gun Bop
Royal Crown Revue - Hey Pachuco
Royal Crown Revue - Hey, It's Vegas, baby

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Black Drawing Chalks


O quarteto de Goiás, surgido em 2007 já possui dois albuns gravados, o "Big Deal" e o "Life is a big holiday for us". A banda aposta numa mistura de hard rock e stoner rock, fazendo um som pesado e animado. A banda lembra um pouco as bandas de classic rock, porém com canções mais cruas, marcadas por riffs pesados e pelo puro rock.
Tendo realizado muitos shows pelo Brasil afora, a banda tem recebido mais reconhecimento por parte do público, sendo indicado em 2009 para os prêmios de melhor banda de rock alternativo, aposta MTV e videoclipe do ano no VMB. Apesar do prêmio VMB não ser um bom parâmetro de avaliação, vide Restart ganhando muitos prêmios esse ano, ainda assim aparecem algumas bandas de qualidade concorrendo em algumas categorias.
Recentemente a banda foi convidada para abrir um dos palcos do festival SWU.
Indico que ouçam "My favorite way", "Precious Stone", " Don't take my beer" e "My Radio".

Confiram:

Black Drawing Chalks - Precious Stone

domingo, 21 de novembro de 2010

The Wiyos

O trio The Wiyos é originário de Nova York surgido em 2002. A banda toca uma mistura de folk, blues e country music, empregando um estilo mais antigo às suas composições. Os instrumentos tocados pelos membros da banda são os mais variados possíveis, sendo que a maioria não é convencional. Até mesmo as guitarras e contrabaixo são instrumentos antigos. Sendo assim, o Wiyos dá uma sonoridade mais clássica para suas composições. Provavelmente ao ouvi-los, vocês recordarão de filmes que retratam o passado e suas músicas parecerão às que tocavam nos gramofones da época.
As músicas que indico são "blue drag", "promenade", "midnight train", "dying crapshooter's blues" e "Baby if you think...".

Confira:
The Wiyos - Dying Crapshooter's blues
The Wiyos - Blue Drag
The Wiyos - Cornbread and butterbeans

sábado, 20 de novembro de 2010

The Beautiful Girls

O The Beautiful Girls é uma banda australiana surgida em 2001. Sua música varia nos estilos musicais, sendo que é cassificada como uma banda de reggae, surf music, folk e rock. Apesar da aparente confusão que isso pode parecer, a banda tem um som muito bem executado qualquer que seja o ritmo excecutado. Acredito que seja um som para quem gosta de reggae e surf music, mas ao mesmo tempo cansa-se um pouco da mesmice das músicas, pois afinal o reggae e o surf music tem uma sonoridade muito legal, mas as músicas são muito parecidas. O The Beautiful Girls procura variar um pouco mais suas musicais, a cadência das musicas varia mais além de algumas irem mais para o lado surf music e outras pro lado do reggae.
Vale a pena baixar o álbum Zigurates e Learn Yourself. E confira as faixas "so it seems", "music", "sir your fasshion has the cold heart of a killer", "spanish town" e "Dela".
 Confira:
The Beautiful Girls - Music
The Beautiful Girls - Weight of the world
The Beautiful Girls - Sir your fashion has a cold heart of a killer

Kaizers Orchestra


 A banda Kaizers Orchestra é originária da Noruega e formou-se em 2000. A banda canta suas canções em sua língua materna, o norueguês. Para quem pensa que esse fato implica em não gostar da banda, é importante ressaltar que o instrumental da banda é algo fora do comum.
   O estilo da banda mistura rock clássico e ritmos do leste europeu produzindo um rock único. Sua músicas são meio sombrias e poderiam integrar a trilha sonora de qualquer filme de terror/suspense. Ao mesmo tempo sua música é pessada, com um instrumental muito forte. A banda é composta por vocalista, dois guiarristas (que fazem um som pesado e de poucas notas), um pianista (muito marcante na maioria das músicas), baterista e um contrabaixo acústico.
   O Kaizers é uma das bandas que eu mais aprecio e espero que vocês também apreciem esses talentosos musicos noruegueses.
   Indico também que baixem o álbum Maskineri, o melhor da banda. Vale a pena conferir as faixas "di grint", "auksjon", "apokalyps meg", "toxic blood", "volvo i Mexico" e "Enden av november".


Seguem os links de algumas músicas:
Kaizers Orchestra - Volvo i Mexico
Kaizers Orchestra - Enden av November 
Kaizers Orchestra - Apokalyps Meg

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Charme Chulo



A banda originária de Curitiba lançou seu primeiro disco em 2004, o entitulado "Você sabe muito bem onde eu estou". Seu som é uma mistura de rock oitentista e música caipira segundo a crítica especializada. Com a presença marcante da viola caipira em suas canções, a banda poduz um rock caipira cheio de personalidade e de ritmo dançante. Sendo bem aclamado pelo público, o Charme Chulo vem em uma ascenção e acaba de lançar seu segundo álbum em 2010.
Vale a pena conferir "mazaroppi Incriminado", "Polaca azeda", "Barretos" e "Fala comigo, Barnabé".

Charme Chulo - Fala comigo, Barnabé
Charme Chulo - Mazaroppi Incriminado

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Orquestra Contemporânea de Olinda

A banda proveniente de Olinda é literalmente uma orquestra pelo número de integrantes e instrumentos tocados. A diferença é que esta suposta orquestra composta por 12 músicos toca uma música difícil de se caracterizar, é uma mistura de música latina, afrobeats e música popular pernambucana, resultando em um som muito diferente e de uma riqueza enorme. Olinda é com certeza fonte inesgotável de talentos musicais. 
A banda é recente e tem apenas um álbum lançado, porém sua popularidade vem crescendo assustadoramente, tem esta feito muitos shows no exterior e no Brasil inteiro.
Vale a pena conferir "ladeira", "canto da sereia" e "balcão da venda".

Confiram:
Orquestra Contemporânea de Olinda - Ladeira

Orquestra Contemporânea de Olinda - Canto da Sereia

Orquestra Contemporânea de Olinda - Balcão da Venda

Dave Matthews Band

Dave Matthews Band é uma banda da cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, liderado por Dave Matthews eque conta com mais 5 músicos, além de participações de outros artistas. A banda já é bem rodada sendo que foi uma das atrações principais do SWU.
Postei aqui pois acredito que há um bom número de pessoas que não conhecem ou só ouviram falar do nome.
É uma banda que possui uma sonoridade diferente, com um violão acústico marcante com um swing bem interessante, metais de muita qualidade e violino em muitas músicas. Além disso, os vocais de Dave Matthews são muito bons.
Na minha opinião, a banda é uma das que tem um som de melhor qualidade com um destaque pelo ritmo e melodia. As músicas de Dave Matthews variam entre músicas animadas e músicas mais lentas, porém ambas não perdem a qualidade, com um destaque positivo para as mais agitadas que se destacam pelo swing promovido pelo violão e metais.
Vale a pena escutar "so much to say", "drive in drive out", "two step", lie in our graves", "what would you say" e "drive in drive out".

Confiram:
Dave Matthews Band - What would you say
Dave Matthews Band - Lie in our graves
Dave Matthew Band - So much to say

Casuarina

O casuarina é uma banda carioca de samba surgida em 2001 e que conta com 2 albuns lançados. Os artistas fazem um samba agradável, com ritmo e melodia dançantes e de alta qualidade. Suas letras também são muito bem trabalhadas. É um som ideal para aquele churrasco de domingo e para alegrar seu dia. 
Recentemente a banda foi convidada e gravou o MTV apresenta que conta com participações de Frejat, Moska, Roberto Silva e outros. 
As faixas "canto do trabalhador", "ceridão", "jornal de sangue" e "é isso ai" são imperdíveis.

Confiram:

Casuarina - Certidão
Casuarina - Canto do trabalhador
Casuarina - Jornal da morte

.

Banda Gentileza





Voltando um pouco para o Brasil, temos essa agradável surpresa musical. A banda gentileza é do Paraná e possui um album lançado. Mesmo com tão pouco tempo de carreira a banda vem sendo elogiada pela crítica e teve uma ótima aceitação pelo público.
Com uma variedade de estilos e diversidade de instrumentos a banda produz melodias muito agradáveis aos ouvidos. Além disso as letras das músicas são muito leves, dotadas de muitos jogos de palavras e rimas, tratando do cotidiano com um tom divertido. Com certeza a banda terá um grande futuro.
O primeiro album está disponível no site da banda para download.
Vale a pena confirir "maior com sétima", "pseudo eu", "preguiça" e "afinal de contas".

Confiram:

Banda Gentileza - Maior com sétima


Banda Gentileza - Pseudo eu

The xx


A banda inglesa surge com seu album de estréia em 2009 e chegou impressionando a crítica. Seu som é minimalista, sendo que suas músicas são performadas por uma guitarra, baixo, teclado e a percursão feita por batidas eletrônicas. Com poucos acordes e vocal alternando entre voz masculina e peminina de excelente qualidade, a banda produz um som que agrada qualquer pessoa.
A revista britânica NME os indicou como uma das bandas mais promissoras. Os mais renomados críticos já fizeram menção à banda.
Indico que ouçam "crystalised", "basic space" e "islands".

Confiram:

The xx - Crystalised

The xx - Islands

The xx - Basic Space

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Kings of Convenience




O Kings of convenience é uma banda da Noruega formada por dois amigos. Os dois originalmente formavam uma banda de rock que logo se desfez e os dois partiram para outra linha musical.
Apesar da banda ser formada apenas dois violonistas, faz uma som de qualidade fenomenal e que agrada a maioria das pessoas.
A música deles é tranquila e ideal para momentos de relaxamento e para a simples apreciação musical. De tão simplista a banda tem um som que prende e que tansmite muita tranquilidade.
Vale a pena conferir "love is no big truth", "I'd rather dance with you", " Misread", "Cayman Islands" e "Know-how".
Ouçam pois todas as pessoas para quem apresentei viraram fãs da banda.

Confira:
Kings of Convenience - I'd rather dance with you
Kings of Convenience - Love is no big truth
Kings of Convenience - Cayman Island

Alexander Rybak


Alexander Rybak é um cantor e compositor nascido bielorrusia porém radicado na Noruega. Ficou famoso quando em 2009 foi selecionado para representar seu país no concurso Eurovisão, no qual cada país europeu manda um talento de seu país, e obteve a maior pontuação da história do programa.
Desde então ele rodou a Europa se apresentando, tendo lançado 2 albuns e ganhando uma grande popularidade.
O artista faz uma música pop diferenciada, já que toca violino em praticamente todas as canções. As músicas se destacam pela melodia e pela voz do cantor.
Vale a pena conferir "kiss and tell", "roll with the wind" e "fairytalle".

Confira:




Bois de Gerião






O Bois de Gerião surgiu em Brasília em 1994 e tem 2 albuns gravados em estúdio. O Bois faz uma música fácil de ouvir e que empolga pelo ritmo e melodia. Quando menos se percebe seu corpo está mexendo no ritmo da música.
O som da banda é um rock , com doses de ska marcado pela presença de sax e trompete, além do clássico guitarra, bateria e baixo.
Vale a pena ouvir "Fidelidade", "O dia mais frio da década" e "Prazer em conhece-lo".
Esta é uma banda que com certeza estará na sua playlist logo que der uma chance aos seus ouvidos.

Confira:
Bois de Gerião - Fidelidade
Bois de Gerião - Nunca mais monotonia