terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Buena Vista Social Club


O grupo Buena Vista Social Club dispensa apresentações, sendo um marco na história da música latina. Todo originou-se em Havana, Cuba, onde na década de 40 havia um clube com o nome que viria a tornar-se da banda. Lá diversos músicos se reuniam para tocar e a casa era aberta ao público dançar. A casa fechou alguns anos depois. Foi então que num ato saudosista, o músico cubano Juan Marcos González e o guitarristas americano Ry Cooder, resolveram décadas depois reunir os músicos que tocavam no clube e formar um grupo que seria um dos mais populares de música latina.
A banda obteve sucesso tocando o melhor da música cubana, inclusive excursionando para vários países realizando shows. Foi nesta turnê que o diretor alemão Wim Wenders resolveu gravar o show da banda em Amsterdã e posteriormente no Carnegie Hall em Nova York. Unindo as gravações com entrevistas com os músicos e com filmagens da cidade de Havana, foi feito um documentário intitulado "Buena Vista Social Club" que obteve um sucesso absurdo, ganhando inclusive muitos prêmios de documentário em festivais na Europa.
A música da banda é de excelente qualidade que é em boa parte devido aos grandes instrumentistas da banda. Misturam-se muitos instrumentos com a influência musical do país e o resultado é uma música dançante, cativante e fascinante. Um dos segredos é a mistura de ritmos latinos, que tira aquela mesmice que por vezes aparenta ter um disco só de bolero ou só de salsa.
Enfim, esta é uma banda daquelas que não se pode deixar de ouvir, recomendo que baixem o álbum e escutem todas as músicas.

Nenhum comentário: