quarta-feira, 30 de abril de 2014

Neutral Milk Hotel - "In The Aeroplane Over the Sea" (1998)



Se você se considera fã de indie rock e não mora embaixo de uma pedra ou dentro de uma bolha, você com certeza já ouviu falar de "In the Aeroplane Over the Sea", do Neutral Milk Hotel. Talvez não tenha ouvido falar, mas viu a icônica capa do álbum em algum lugar.

Tudo isso, obviamente, tem um motivo: o álbum, lançado em 1998, é sensacional. O intuito deste post é te convencer a ouví-lo pelo menos uma vez, dar uma chance à  banda de nome bizarro.

É possível considerar "In the Aeroplane Over the Sea" um álbum conceitual, mesmo que a banda nunca tenha confirmado isso. As letras frequentemente se relacionam, quase sempre indiretamente, à Anne Frank. Existe também a parcela dos fãs que simplesmente diz que as letras não são sobre nada em específico e sim sobre sensações.

Essas emoções que Jeff Mangum, compositor de praticamente tudo que se ouve no disco, estão escancaradas na faixa título "In the Aeroplane Over the Sea", mas "Communist Daughter" e "Oh Comely" não ficam atrás. Músicas que evocam sentimentos de nostalgia, desilusão e às vezes até desespero graças a incrível interpretação de Mangum, que a princípio pode parecer até um pouco exagerada.

Porém, "In the Aeroplane Over the Sea" está longe de ser um disco somente para dias chuvosos. Canções contagiantes como as duas "The King of Carrot Flowers", "Holland, 1945", com seus instrumentos de sopro (sempre presentes no álbum!) e baixo distorcido, "Ghost" trás ainda mais distorção e sopro no meio de uma letra bizarra sobre Anne Frank e a instrumental "Untitled" ajuda bem a compor o lado ensolarado do álbum.

As frases que Mangum constrói no decorrer do álbum vão de enigmáticas, que aqui é só um jeito bonito de dizer sem sentido, até versos maravilhosos, daqueles que o indie-rocker padrão do seu Facebook pega e arruina ao postar na timeline dele com intuito de arrebatar likes.

A sensação que predomina, ao fim dos quase 40 minutos de disco, é que na realidade se passaram 5. O sentimento de que eu viajei por vários lugares e senti coisas que eu não tenho a mínima ideia do motivo também é recorrente. Cada música te leva pra um lugar diferente e eu sinceramente não conheço muitas obras que tem esse poder.

Pontos Altos:
"The King of Carrot Flowers Parts 1, 2 & 3", "In the Aeroplane Over the Sea", "Communist Daughter", "Oh Comely"

Pontos Baixos:
"Two-Headed Boy"

Download

Tracklist:

1 - "The King of Carrot Flowers Part 1"
2 - "The King of Carrot Flowers Parts 2 & 3"
3 - "In the Aeroplane Over the Sea"
4 - "Two Headed-Boy"
5 - "The Fool"
6 - "Holland, 1945"
7 - "Communist Daughter"
8 - "Oh Comely"
9 - "Ghost"
10 - [untitled]
11 - "Two-Headed Boy Part 2"

In the Aeroplane Over the Sea

Um comentário:

Pafuncio Neto disse...

Este blog esta as moscas porque é uma bosta !