segunda-feira, 26 de maio de 2014

Frank Ocean - "channel ORANGE" (2012)


Frank Ocean é um rapper/singer-songwriter frequentemente associado com o grupo Odd Future e seus membros, como Tyler, the Creator e Earl Sweatshirt, que há algum tempo vem fazendo barulho na cena. No Brasil é famoso por ter uma de suas músicas no famigerado vídeo do Rei do Camarote. 

Porém, "channel ORANGE" está muito longe de ser um álbum de rap como o de grandes nomes do mainstream como Eminem, 50 Cent, Lil Wayne e esses figurões do estilo que ou nunca fizeram música realmente boa na vida ou não lançam algo bom já tem algum tempo.

Isso é um alívio, pois "channel ORANGE" é um ótimo álbum que segue um estilo pouco convencional, com grandes influências de soul, electro-funk (não confundir com MC Mayara) e R&B. 

Em sua pouco mais de 1 hora de duração e com vários skits divertidos, dentre eles a faixa de abertura "Start" que conta com sons nostálgicos como o som característico de um Playstation e uma parceria não muito memorável com John Mayer, Frank Ocean aborda os mais diversos assuntos.

Dentre eles, temos ostentação e vida de moleques mimados milionários com "Super Rich Kids", que conta com uma participação brilhante do já mencionado Earl Sweatshirt, amor incerto com "Thinkin Bout You", drogas em "Crack Rock" e questionamentos sobre religião em "Bad Religion".

O grande destaque do álbum é a faixa "Pink Matter" que conta com a participação do lendário André 3000, membro do OutKast. Melancólica ao extremo, Frank Ocean consegue colocar uma referência a Dragon Ball Z na letra. QUEM QUE CONSEGUE FAZER ISSO E NÃO PARECER RIDÍCULO? Frank Ocean consegue. O rap de André 3000 é incrível, com um flow invejável.

O único ponto realmente baixo no álbum pra mim é a faixa "Pyramids", que tem quase 10 minutos de duração. Não sei onde Frank quis chegar com a música, que é bem repetitiva, mas ela não afeta em tanto o álbum. É só pular.

Pontos Altos:
"Thinkin Bout You", "Super Rich Kids", "Crack Rock", "Pink Matter"

Pontos Baixos:
"Pyramids", "Monks", "End"

Download

Tracklist:

1 - "Start"
2 - "Thinkin Bout You"
3 - "Fertilizer"
4 - "Sierra Leone"
5 - "Sweet Life"
6 - "Not Just Money"
7 - "Super Rich Kids (feat. Earl Sweatshirt)"
8 - "Pilot Jones"
9 - "Crack Rock"
10 - "Pyramids"
11 - "Lost"
12 - "White (feat. John Mayer)"
13 - "Monks"
14 - "Bad Religion"
15 - "Pink Matter (feat. André 3000)"
16 - "Forrest Gump"
17 - "End"

Pink Matter (feat. André 3000)



Nenhum comentário: