sexta-feira, 2 de maio de 2014

My Bloody Valentine



My Bloody Valentine (jamais confunda com Bullet for My Valentine) é uma banda formada nos anos 80 em Dublin, na Irlanda. É facilmente uma das bandas mais influentes da história do rock alternativo, notória por seu largo uso de distorção, reverb e a criação de verdadeiras "paredes de barulho", coisa que só fará sentido uma vez que você ouvir o lendário e incrível "Loveless" (1991).

A história do My Bloody Valentine se confunde com a história do shoegaze, estilo surgido no Reino Unido no meio dos anos 80. Provavelmente por ter sido contemporâneo do grunge, não recebeu tanta atenção assim da grande mídia. Shoegaze é um nome curioso dado pela mídia da época, pois os instrumentistas que tocavam esse instrumento não paravam de encarar seus próprios sapatos (shoegazing), pois ficavam o tempo todo olhando para o conjunto de pedais de suas guitarras, que são responsáveis pela distorção marcante do gênero.

O segundo álbum da banda, o já mencionado"Loveless", provavelmente é um dos melhores álbuns da história e com certeza um dos três melhores dos anos 90. Gravado em dezenove estúdios diferentes no período de dois anos, quase levou a gravadora responsável à falência, devido à atitude do líder da banda, Kevin Shields, que é uma pessoa extremamente detalhista e gravou e regravou diversas vezes o álbum.

Enquanto que por um lado Shields também canta no álbum, o destaque fica com os vocais etéreos de Bilinda Butcher. Já alerto que é perfeitamente normal em um disco de shoegaze não entender absolutamente nada que é cantado, já que essa não é a intenção da música. O vocal é gravado sem destaque e é tratado como um outro instrumento, que está lá só pra adicionar mais uma textura à música do que pra passar alguma mensagem. Contudo, é fácil perceber que as letras das canções são bem bonitas.

Bandas associadas constantemente ao My Bloody Valentine:
Slowdive, The Jesus and Mary Chain, Ride

Se você gostou de My Bloody Valentine, você vai gostar de:
Slowdive, Ringo Deathstarr

Download - Loveless (1991)
When You Sleep


Um comentário:

Pafuncio Neto disse...

Esta banda é uma bosta. Quem escuta isso é um bosta. O blog é uma bosta. Seu nerd de bosta!