domingo, 5 de dezembro de 2010

(Chico Science) e Nação Zumbi





A banda que inicialmente chamava-se Chico Science e Nação Zumbi, porém após a morte de Chico, Jorge Du Peixe assumiu os vocais e a banda passou a chamar-se Nação Zumbi. Em seu início, juntamente com a banda Mundo Livres S/A, criaram o movimento manguebeat que influenciou muito o cenário musical de Pernambuco. O movimento consiste na união do Maracatu, rock, funk, hip hop e Música eletrônica. A analogia é referente à biodiversidade do mangue comparando-a com a diversidade musical. Além disso, o movimento também critica as desigualdade sociais da região e do Brasil.
Basicamente, a banda possui dois momentos distintos, o antes e depois da morte de Chico. A base é a mesma, maracatu na percursão, os instrumentos de corda e a música eletrônica, mas a sonoridade da banda muda, com Chico a sonoridade era caracterizada por uma presença forte nos vocais, já com Jorge du Peixe a música parece ser mais falada e acho que associa mais ao nome da banda. De qualquer forma, a união de estilos promovido pela banda é algo sensacional e que representa muito bem a música brasileira.
Vou passar uma lista grande de músicas pois é impossível conhecer Nação Zumbi sem conhecer essas músicas, então lá vamos: " Meu maracatu pesa uma tonelada", "Macô", " A cidade", "Marcatu atômico", "A praieira", "Manguetown", "Cidadão do mundo", "Bossa Nostra", " Nascedouro", "Hoje amanhã e depois" e "Memorando".

Confiram:


Um comentário:

Universo Tranquilo disse...

Oi, bem bacana essa postagem!
Encontrei enquanto procurava assuntos relacionados ao Nação Zumbi. Legal o blog!
Abraço,
Zuza Zapata
www.zuzazapata.com.br